Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Estudo: banda larga móvel no País deve crescer 70% até 2014

Balanço da fabricante de equipamentos Huawei e da consultoria Teleco mostra que o Brasil encerrou o 1º semestre com 4 milhões de acessos à web móvel.

Fabiana Monte

A banda larga móvel terá um crescimento superior a 70% até 2014, atingindo 60 milhões de acessos no Brasil. A previsão é parte de um relatório realizado pela fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei e pela consultoria Teleco.

Segundo o estudo, o Brasil encerrou o primeiro semestre do ano com 4 milhões de acessos à internet em banda larga móvel e uma densidade de 2,1 acessos para cada 100 habitantes - índice inferior à média mundial, que é de 5 acessos para cada 100 habitantes.

Para atingir a expectativa da Teleco, o mercado nacional de banda larga móvel deve adicionar anualmente cerca de 11 milhões de acessos 3G. O diretor da Teleco, Eduardo Tude, diz que o desempenho pode superar essa meta. "Diria essa estimativa é conservadora. Com o aumento da cobertura e a redução de preços de aparelhos, o avanço pode ser maior", avalia o diretor da Teleco, Eduardo Tude.

De acordo com o estudo, o preço dos aparelhos é uma barreira para a expansão da banda larga móvel no Brasil. O custo médio dos celulares com a tecnologia é de 1.053 reais, contra 544 reais dos modelos de segunda geração. O preço mínimo do aparelho 3G é de 259 reais, contra 49 reais do 2G mais barato.

A média de preços de pacotes 3G no Brasil também é alta, se comparada a outras nações da América Latina. No País, paga-se, em média, 76 reais para pacotes de 500 MB em volume de dados. No Chile, a média é de 58,50 reais, no México é de 56,10 reais e na Argentina chega a 35,40 reais.

Atualmente, o serviço de banda larga móvel está disponível em 11,3% dos municípios brasileiros que representam 62% da população, segundo o relatório. O documento informa ainda que a tecnologia 3G está presente em 1,7% dos celulares no Brasil. Em 2014, a Teleco prevê que o País terá 230 milhões de telefones móveis, dos quais 20% serão 3G.

No mundo, o total de acessos a banda larga móvel (449 milhões) ultrapassou os acessos fixos (440 milhões) este ano. A consultoria avalia que o Brasil deve atingir este patamar em 2011.

A primeira edição do relatório, chamado "Balanço Huawei da Banda Larga Móvel", foi apresentada nesta quarta-feira (2/8), em São Paulo e será realizado trimestralmente, com o objetivo de reunir uma visão evolutiva da tecnologia de acesso à web pela rede móvel.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).