Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Locação de computadores pode diminuir os gastos com tecnologia nas empresas

Devido ao custo para adquirir novos computadores e também aos gastos para a sua manutenção, pequenas empresas começaram a ver uma alternativa para driblar este problema: a locação de equipamentos.

Fonte: InfoMoney
Tags: empresas

Luana Cristina de Lima Magalhães

 Devido ao custo para adquirir novos computadores e também aos gastos para a sua manutenção, pequenas empresas começaram a ver uma alternativa para driblar este problema: a locação de equipamentos.

"Geralmente, os pequenos empresários não possuem funcionários especializados para fazer a manutenção dos seus computadores e acabam contratando empresas terceirizadas para fazer este serviço. Com a locação de um computador, grande parte das empresas deste tipo de negócio acaba oferecendo esse serviço de assistência técnica no valor da mensalidade. Assim, o empresário não tem esse gasto a mais", destaca o diretor comercial da Brilho Arte Tecnologia, Rodrigo Franco.

Outras vantagens

O executivo chama ainda a atenção para o fato de que, muitas vezes, as pequenas empresas têm períodos com maior demanda e necessitam de mais computadores para trabalhar. No entanto, esse período é passageiro e logo a demanda da empresa volta ao normal. Comprar computadores até resolveria o problema imediatamente, mas teria custo elevado.

Com a locação de computadores, o empresário pode contratar o serviço no período que ele precisa e depois devolvê-lo. "Um exemplo prático disso é que para um computador de dois gigas, com HD de 250, monitor LCD, teclado e mouse, o aluguel custa R$ 100 mensais. Já o mesmo computador novo custa R$ 2.200".

Além disso, Franco lembra que a despesa com o aluguel de computadores pode ser 100% dedutível do imposto de renda. "Esse serviço é dedutível porque ele é tido como uma nota de despesa, ou seja, quando uma empresa tem lucro real, ela pode lançar este serviço como despesa", diz Franco.

Franco afirmou ainda que as pequenas empresas também passaram a alugar projetores, para apresentações de projetos em suas organizações, e notebooks, para auxiliar nas viagens de negócios, além de servidores de rede.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).