Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Compra: carro usado, mas equipado, ou novo básico? Saiba as vantagens de cada

Encontrar os dois tipos de veículos por um preço semelhante é fácil, mas a escolha pode não ser.

Fonte: InfoMoney

Roberta de Matos Vilas Boas

Você vai comprar um carro, mas está na dúvida entre um usado equipado com acessórios como ar-condicionado e direção hidráulica e um zero quilômetro sem nenhuma dessas regalias? Encontrar os dois tipos de veículos por um preço semelhante é fácil, mas a escolha pode não ser.

Isso porque é necessário levar em conta vários fatores, como a sua necessidade de ter ou não equipamentos extras, os gastos extras que eles iriam proporcionar, como aumento no consumo do combustível, ou o estado de conservação do carro, no caso do usado.

O consultor de mercado da Molicar, Vitor Meizikas Filho, ressalta que encontrar um veículo seminovo e equipado não é muito fácil, mas pode ser vantajoso. "Comprar esse carro é um bom negócio, por que ele tem baixa depreciação", diz.

Avaliação do carro

Meizikas lembra que, se tratando de um usado, é necessário ter cuidados antes de efetivar a compra, realizando uma vistoria e até mesmo chamando um profissional para ajudá-lo na avaliação, de forma a garantir que o carro não possui danos.

Outra dica importante é conferir no Detran se o veículo não tem multas e outras pendências financeiras registradas, para não ter prejuízo após a efetivação da compra.

O consumidor também deve verificar se os equipamentos como ar-condicionado ou vidros elétricos não foram instalados depois que o veículo saiu de fábrica. "O carro tem que ser pré-dimensionado para esses equipamentos. Se era um carro básico que foi equipado aos poucos, a chance de dar problemas é maior e isso não valoriza o veículo", diz o consultor.

Esse tipo de instalação também pode provocar a perda da garantia do carro, o que exige mais atenção do comprador, caso o carro tenha menos de três anos de uso, já que muitas montadoras adotam esse período como prazo para a garantia.

Na ponta do lápis

Já se a dúvida entre o usado e o novo considera um mesmo modelo, é bom verificar se a versão zero quilômetro não está com fila de espera nas lojas. Isso porque, de acordo com Meizikas, quando isso ocorre, o seminovo acaba tendo uma sobrevalorização. "Tem que avaliar se não vale a pena esperar para comprar o mais novo, caso contrário, o usado sairá mais caro", diz.

Também é importante lembrar que, ao optar pelo usado com equipamentos, seus gastos ao longo do uso poderão ser maiores do que com o novo básico, já que acessórios como ar-condicionado e equipamentos eletrônicos costumam aumentar o consumo de combustível do carro.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).