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Redução do IPI estimulou vendas de carros em março

Os consumidores se apressaram para comprar veículos para aproveitar os incentivos concedidos pelo governo

Fonte: Gazeta Mercantil
Tags: ipi

 

Os consumidores se apressaram para comprar veículos para aproveitar os incentivos concedidos pelo governo, fazendo com que as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no País tivessem este ano o melhor março da história.

O resultado levou o setor a manter a visão de crescimento neste ano e a avaliar que o pior da crise já ficou para trás, mas mantendo um tom de cautela.

As vendas saltaram 36,1% em março sobre fevereiro, para 271.393 unidades, e subiram 16,89% ante igual mês de 2008, informou a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No primeiro trimestre, as vendas avançaram 3,13% sobre igual período do ano passado, para 668.319 unidades.

"Março subiu pela expectativa de término dos incentivos oferecidos pelo governo", disse Sergio Reze, presidente da Fenabrave, referindo-se à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis decidida em dezembro e que tinha vigência até 31 de março. No início da semana passada, o governo anunciou que manterá o incentivo por mais três meses.

"É lógico que a gente comemora (o dado de março), mas tem que ter o pé no chão. Temos que ter consciência de que existe uma crise internacional e que 2008 (de fortes resultados) não volta e levará tempo para a economia se recuperar", disse Reze. "Na nossa expectativa, entendemos que o governo não pode fazer uma renúncia fiscal dessa magnitude por muito tempo."

Crescimento do ano

Com o resultado do trimestre, a Fenabrave manteve a previsão de crescimento das vendas totais de veículos - que incluem também motos e implementos rodoviários - de 3,13% em 2009.

No mês passado, Reze havia alertado que poderia revisar esse número para o terreno negativo, dependendo do comportamento de março e da prorrogação ou não da redução do IPI.

A Fenabrave tem um cenário desfavorável, embora não trabalhe com ele, que aponta queda das vendas de 3,09% neste ano, podendo chegar a recuo de 4%.

A entidade informou ainda as líderes de vendas em março, sendo Fiat a primeira da lista, com 42.568 unidades de automóveis e comerciais leves; Volkswagen com 40.251; General Motors com 29.303; e Ford com 22.603.


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