Você está em:
Postado há . Atualizado há

A contabilidade e a educação brasileira

No mundo globalizado inexiste melhor e maior instrumento para a mensuração dos fatos e ações de nossas vidas como um exercício de contabilidade

“Se a sociedade evolui de conformidade com suas ações e fatos, é plausível entender que a contabilidade registra a VIDA, mensurada em livros virtuais de nossa intangível Inteligência, onde o resultado reflete transparentemente a realidade.” (Elenito Elias da Costa e Lilyann Menezes da Costa).

No mundo globalizado inexiste melhor e maior instrumento para a mensuração dos fatos e ações de nossas vidas como um exercício de contabilidade, onde se registra todos os fatos e ações derivativas do nosso Patrimônio (Vida) de conformidade com nossa atividade na sociedade, inclusive as nossas omissões que podem resultar em RISCO no descontrole da gestão vital.

O tempo curta da VIDA se confronta de modalidade inversa ao tempo da MORTE, você tem a gratuidade da vida, mas sabendo que o maior tempo será focado na morte.

Nosso estudo e formação profissional tem objeto à vida, mas sabendo que a morte é uma certeza e nela se estenderá secularmente, não entendemos como não estudamos para a morte.

Presumi-se que as nossas relações estejam restrita somente a vida e não na morte.

Sabendo que CONTABILIDADE é uma ciência que mensura e registra os fatos e atos administrativos de um determinado patrimônio vinculado a uma entidade, podemos entender que ela mensura também toda a nossa vida já que a administramos.

Na religião aprendemos que o que aqui se faz aqui se paga, se há esse controle é porque há uma Contabilidade e alguém está mensurando, e com o princípio da intangibilidade ficou mais elástico e robusto esse entendimento.

Nesse entendimento podemos entender que nessa interpretação, que a robotização registra somente os fatos palpáveis, mas os intangíveis fogem ao seu controle, outro fator de grande importância é a interpretação, análise e sugestões de melhorias que derivam de uma mente altamente capacitada e qualificada para essa finalidade.

O mercado, o produto, o preço, e a promoção, a análise inclusive suas melhorias são derivadas de mentes saudáveis e que estejam treinadas para tal fim.

Não há nenhuma dúvida que num breve futuro todas as atividades mecânicas e rotineiras devem ser robotizadas, mas aquelas que exigem uma análise, interpretação e sugestões de melhorias, essas sim, e que derivam de profissionais mais antenados com o mercado globalizado, elas devem ser eternas.

São fatos inverossímeis que o número de emprego tende a diminuir, mas o trabalho sempre existirá e nesse diferencial o homem tem seu lugar registrado.

A Contabilidade tem essa função, ou seja, mensurar os fatos e atos derivados da gestão da vida de cada um, e seu resultado deve ser analisado textualmente para obtenção de melhorias, nesse momento encontramos o P D C A.

A formação educacional é condição ímpar de qualquer profissional, mas a busca de sua qualidade e inovação deriva de sua constante busca, ou seja, somos um eterno estudante.

Por mais que buscamos nos formar em qualquer outra profissão, sempre devemos utilizar a contabilidade para analisar, interpretar e melhorar, eis o motivo da importância da contabilidade.

Na vida todos os fatos (negativos e positivos) são mensurados, controlados, analisados e as melhoras devem ser implementadas através de uma contabilidade individual de cada profissional e de cada ser.

Declino-me a insurgir que somos frutos de nossa Contabilidade, em qualquer posição que possamos nos encontrar no momento.

Nessa seara encontramos: o erro, o conluio, a inconsistência contábil, o enriquecimento ilícito, a fraude, a gestão fraudulenta, e demais fatos degenerativos, pois um dia a transparência e o controle interno se apresentam e expõe a nossa posição, qualquer que seja ela.

Registro a limitação do presente, e reconheço quem desejar alterar ou modificar, mas entendo que devemos ter um procedimento racional de nossas ações.

“Somos o resultados de nossa ação ou omissão, tudo na vida tem um preço, pois a subjetividade da contabilidade divina, também tem seu valor.”

A EDUCAÇÃO, Técnica ou Superior de Contabilidade é uma necessidade formal de qualquer profissão e seu resultados através dos demonstrativos formais ou informais, merecem uma análise e avaliação, inclusive a sua devida melhoria, mas qualquer outro ato ou fato que inobserve essa afirmativa poderá incorrer em RISCO que não se aconselha proceder.

Diante desse entendimento podemos ressaltar que a CONTABILIDADE é base para legitimar o seu futuro promissor.

Autor: ELENITO ELIAS DA COSTA e sua filha LILYANN MENEZES DA COSTA,


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 09 de April de 2018