Você está em:
Postado há . Atualizado há

Propósito x Aptidão: Entenda a diferença

Daí surge a pergunta: Será que o teste se equivocou?

Fonte: A Autora

Um rapaz resolve fazer um teste vocacional para saber qual caminho seguir, o resultado apontou uma grande facilidade em exatas - lidar com tabelas, cálculos e tudo mais que envolva números. Mas no fundo essa pessoa desejava mesmo lidar diretamente com pessoas e não ficar preso em um computador.

Daí surge a pergunta: Será que o teste se equivocou?

Não se engane! Uma coisa é conhecer a sua aptidão profissional através de uma avaliação vocacional. e outra (bem diferente) é ter propósito e querer a sua realização pessoal

A Master Coach, Bianca Caselato, explica que existem ferramentas excelentes criadas para descobrir qual é a habilidade pessoal de cada ser humano, todavia o desejo individual só pode ser descoberto através de um processo de life coaching:

"Estou falando do despertar de uma chama pessoal para um propósito maior Essa confusão é bem comum para qualquer ser humano que faça testes vocacionais. Não sou contra estes testes, muito pelo ao contrário, eu acho bacana, é uma ferramenta de autoconhecimento, mas para encontrar o propósito é necessário um trabalho mais intimo"

A especialista explica que quando o assunto é carreira, as pessoas buscam se recolocar no mercado adquirindo habilidades para chegar em uma entrevista, porém esta vaga pode não estar alinhada com o seu propósito de vida.

O fator motivador pode ser simplesmente uma mudança para ganhar mais ou trabalhar em empresas maiores. É bem comum um profissional sonhar com essas metas, em chegar em uma empresa multinacional e ela precisa se preparar para isso - o teste vocacional não vai descobrir estes desejos. É neste momento que o life coaching entra em ação.

Desafios em todos os lados

No processo de coaching acontece a busca interior e envolve fatores que vão além de habilidades profissionais como esclarece Caselato:

"É aquela pergunta 'o que você faria de graça?' ou 'o que você faz e o que te move?”. O life coaching responde tudo isso. Eu não to dizendo que isso é fácil. O fato de você estar indo trabalhar por um propósito, não quer dizer que você não vai enfrentar os obstáculos da profissão. Quando falamos em trabalhar no que gosta, muitos acham que é um discurso clichê, mas o tema não está batido." defende Bianca Caselato.

As pessoas confundem o 'fazer o que eu gosto' com 'eu não quero ter problemas' e Caselato explica que não é bem assim, pois os desafios estão em todos os empregos. O que vai mudar através do life coaching é o despertar desta pessoa:

"Tem gente que busca como propósito ser funcionário público com a ideia de que o trabalho é tranquilo, terão estabilidade, não serão demitidos e terão um belo plano de saúde. Será que isso é propósito ou comodismo? Vai depender de cada pessoa. E está tudo bem se for isso que esta pessoa quer.

E para você? Qual é o seu propósito?

Foto: Emslichter

Sobre Bianca Caselato

Bianca Caselato é Master Coach formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná- FESP. É especialista em SELF coaching, Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional, pela ECA - European Coaching Association, GCC- Global Coaching Community, BCI- Behavioral Coaching Institute e IAC – International Association of Coaching.

Após uma bem sucedida carreira dentro de instituições bancárias, Bianca Caselato começou a atuar há dois anos em seu escritório Bianca Caselato Coaching com palestras motivacionais, coaching individual e empresarial com acompanhamento e diagnóstico de empresas de todos os portes.

Bianca Caselato Master Coach Trainer

Rua Padre Anchieta, 2540 - Sala 1115, Champagnat - Curitiba, Paraná

http://biancacaselato.com.br/

Sobre a KAKOI Comunicação

A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 19 de October de 2017