Você está em:
Postado há . Atualizado há

Quanto tempo leva o processo de seleção para contratar profissionais?

Quando uma empresa abre uma nova vaga, chove candidatos. E a pressa em conseguir esta oportunidade gera ansiedade nos diversos postulantes ao cargo

Quando uma empresa abre uma nova vaga, chove candidatos. E a pressa em conseguir esta oportunidade gera ansiedade nos diversos postulantes ao cargo - principalmente se esse candidato já passou pela primeira entrevista. Passam os dias e nada da resposta final, do tão esperado posicionamento - positivo ou negativo - da empresa.

Aí a ansiedade aumenta...

Mas por que demora tanto esta resposta? Já pensou nos motivos? Eliane Catalano, Coordenadora de Seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, levantou três pontos sobre este assunto:

1 - Avaliação criteriosa

O primeiro ponto é que as empresas analisam muito cada currículo quando estão contratando, sendo cada vez mais cautelosas para saber se o profissional que está passando por diversas etapas pode ser selecionado em definitivo:

"Muitas vezes este candidato passa por um teste técnico e até mais do que uma entrevista. Este processo seletivo acaba sendo mais lento pela rigorosa avaliação interna que se faz na própria empresa."

2 - Poucas vagas, muita gente

Outro ponto levantado por Eliane é que em um processo seletivo, muitos candidatos acabam sendo selecionados, mas apenas uma ou duas vagas estão disponíveis. No entanto, Catalano explica que os candidatos podem ser chamados para um outro momento:

"Se este candidato estiver trabalhando durante o processo de seleção, não deve pedir demissão. Ele deve continuar na empresa em que está trabalhando e ficar aguardando surgir uma nova oportunidade. Quem sabe até se preparando mais, fazendo cursos, por exemplo"

3 - Momento é de espera

A especialista explica que a vaga pode levar algum tempo para ser confirmada justamente pela alta demanda de pessoas procurando a mesma oportunidade: "O momento em que vivemos no Brasil é normal recebermos muitos candidatos para, muitas vezes, uma única vaga. Vai levar vantagem quem estiver preparado tecnicamente e que tenha o perfil comportamental que as empresas esperam.

Tenha paciência! Ficar ligando é algo negativo

A empresa que está realizando o processo seletivo tem que dar um retorno para o candidato, mas se ele receber um retorno avisando que ainda não saiu a resposta definitiva, o melhor é não ficar se precipitando e pedindo uma tomada de decisão a todo momento. Pedro Gonçalves, Coordenador de RH da Nossa, explica que a paciência pode ser uma aliada nesse momento:

"Imagine uma empresa que tenha cerca de quarenta pessoas indicadas para dar continuidade após a primeira avaliação. Não serão todos os 40 que farão a entrevista. A empresa seleciona os dez que são considerados mais adequados para o perfil. Estes outros 30 vão receber o retorno negativo neste momento. Até acontecer a segunda ou terceira etapa do processo de seleção com aqueles dez primeiros escolhidos, os outros trinta não receberão a resposta negativa em definitivo."

Pedro alerta que é comum uma empresa aguardar a definição com os primeiros selecionados. Se por acaso estes primeiros não derem continuidade com o processo, a empresa ainda tem os outros trinta para chamar. Em outras palavras, o candidato não está realmente negativado 100% , mas sim em stand by esperando a definição do processo:

"Ele não recebeu o retorno positivo, mas também não recebeu o retorno negativo. É preciso esperar pois muita coisa pode acontecer em 30, 40 dias." finaliza Pedro.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).