Você está em:
Postado há . Atualizado há

A contabilidade brasileira no contexto internacional

O contador sempre teve papel fundamental no desenvolvimento de uma empresa, sendo um dos principais responsáveis pelo gerenciamento da vida financeira de um negócio

Fonte: O Autor

O contador sempre teve papel fundamental no desenvolvimento de uma empresa, sendo um dos principais responsáveis pelo gerenciamento da vida financeira de um negócio. E agora não está sendo diferente, já que com a crescente chegada de capital estrangeiro ao mercado nacional por conta da crise financeira que barateou as fusões e aquisições no Brasil, o profissional contábil está sendo cada vez mais requisitado em função da equiparação das normas brasileiras para balanços financeiros aos padrões internacionais. Portanto, além de ter que se manter atualizado sobre as milhares de normas tributárias que tem sido editadas por ano no Brasil, o que já obriga o contador a administrar uma alta porcentagem da receita bruta de uma companhia, esses profissionais ainda precisam lidar com a conversão das demonstrações financeiras das empresas baseada na intitulada “International Financial Reporting Standards (IFRS)”. Diante dessa realidade, o perfil atual exigido de um contador é de um profissional bastante estudioso, que se preocupa com a necessidade de constante atualização em relação às mudanças trazidas pela IFRS, relacionado-as com os impactos tributários e societários, bem como aos sistemas de informação.

A proposta das normas internacionais de contabilidade é que os princípios básicos que norteiam a atividade sejam comuns entre os países a fim de facilitar cada vez mais a troca de informações entre diferentes mercados globais. As regras foram motivadas pelas dificuldades enfrentadas por empresasmultinacionais na conversão das demonstrações financeiras para a consolidação na matriz. A padronização é necessária para a melhoria na qualidade das informações e trazem grandes benefícios capazes de inserir o Brasil, ainda mais, no contexto internacional. Por isso, o contador que já era essencial para o planejamento estratégico de uma empresa, precisa possuir a capacidade de lidar com informações úteis ao processo decisório dos negócios a nível internacional. Assim, uma das atividades do contador que demanda muita atenção nesse contexto diz respeito ao fornecimento e interpretação de informações de forma fidedigna (true and fair view) que refletem melhor a realidade financeira das sociedades para os stakeholders. Como outros países adotam práticas contábeis diferentes do Brasil, se os contadores não traduzirem as informações adequadamente, os números podem apresentar balanços diferentes, o que pode causar falta de crédito para a contabilidade nacional diante do mercado estrangeiro.

Especialmente em razão da crise financeira, agora é preciso falar a mesma língua contábil dita em vários lugares do mundo e se o profissional da contabilidade estiver qualificado para atender bem as demandas, conhecendo as principais questões tributárias, econômicas e fiscais, surgem inclusive novas oportunidades de trabalho, por isso é tão importante estar capacitado. Outra iniciativa que agrega valor ao serviço do contador considerando o conhecimento das regras internacionais é em relação às habilidades de manipulação dos meios eletrônicos utilizados para fornecer e interpretar os dados das empresas. Portanto, as regras internacionais apresentam vantagens no sentido de valorizar a profissão do contador. Este profissional deve atuar cada vez mais de forma estratégica, não como um mero “guarda livros”, como era conhecido no passado. Por isso, há uma grande necessidade de esforço para que o contador possa exercer o citado papel com qualidade e eficiência, com investimentos em atualizações e conhecimentos que o auxilie nessa conjuntura, principalmente no estudo do inglês, pois atualmente é o idioma utilizado nas conversas sobre assuntos globais e a tendência é que as práticas contábeis sejam cada vez mais globalizadas.

Éder Magalhães

Consultor da Coutinho, Lacerda, Rocha, Diniz & Advogados Associados. – CLRD Advogados.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).