Você está em:
Postado há . Atualizado há

Terceirização já é realidade nas empresas brasileiras

Várias atividades podem ser terceirizadas, desde o operário rural até um gerente de exportação

Várias atividades podem ser terceirizadas, desde o operário rural até um gerente de exportação. O setor público já está aderindo de maneira mais intensa, porém o setor privado ainda mantém larga dianteira como um grande consumidor de mão de obra terceirizada. E essa tendência está presente tanto no setor público quanto no privado e em todos os estados do Brasil .

Oseias Silva Jardim, Coordenador de Projetos da NOSSA Gestão de Serviços e Pessoas, explica que hoje é que normal grandes fábricas de vários setores como o automobilístico e telecomunicações, por exemplo, terem equipes inteiras de terceirizados atuando dentro delas: "Existem projetos de terceirização nas grandes empresas e indústria e a tendência está crescendo. As empresas estão procurando muito a terceirização por conta do budget que elas possuem. Financeiramente fica melhor para a empresa."

Tempo para mobilizar personalizado

Quanto tempo levaria para contratar esta mão de obra? Oseias diz que vai depender de cada cliente e das suas necessidades. Quando é tomada a decisão de terceirizar, é pedido um prazo por questões contratuais: "Mas em um dia ou dois, dependendo do que está sendo solicitado, já é possível colocar um ou mais funcionários trabalhando. Muitas vezes temos que fornecer o EPI, todo o uniforme, um curso de capacitação, a supervisão, por exemplo" afirma Oseias.

Consultoria pode ajudar a encontrar novas soluções

A empresa que vai fornecer a mão de obra terceirizada realiza uma visita técnica para entender qual é a necessidade verdadeira da empresa e ver o que ele precisa realmente - ou ver se ele precisa de um outro serviço. Partindo da demanda original é preciso fazer uma consulta jurídica para não ter problemas futuros.

Existe ainda a possibilidade da empresa contratada para fazer esta seleção de mão de obra temporária ajudar na análise de outras situações e detectar situações de até terceirizar o serviço e não apenas terceirizar a contratação de mão de obra.

Jackeline Johnson de Oliveira, Coordenadora Administrativo Financeiro da NOSSA, é possível fazer uma análise para ver quais as possibilidades reais, dependendo de cada caso:

CompartilheNas redes sociais
Outras ArtigosDo dia 22 de December de 2016