Você está em:
Postado há . Atualizado há

‘Na crise, atualize-se’

Investir o 13º salário em qualificação profissional é boa escolha para garantir a empregabilidade em tempos difíceis no mercado

Investir o 13º salário em qualificação profissional é boa escolha para garantir a empregabilidade em tempos difíceis no mercado

Em períodos de retração econômica e alto nível de desemprego, vale a máxima de priorizar gastos e redefinir investimentos. Muitos profissionais ficam em dúvida sobre como reagir a esse cenário. A injeção do 13º salário neste mês dá um fôlego nas finanças pessoais, mas qual a melhor forma de aplicar o salário extra? Os especialistas da IBE-FGV garantem que investir na qualificação e na atualização profissional são as melhores formas de garantir a empregabilidade em tempos instáveis com retorno garantido.

A professora da IBE-FGV, Rita Ritz, doutora em qualidade e especialista em Desenvolvimento Organizacional, destaca que é preciso mapear o mercado a fim de reconhecer as lacunas existentes antes de definir em qual curso investir. “Pratique também o autoconhecimento e aproveite para desenvolver as competências que as empresas mais demandam e aquelas que estão deficientes no currículo”, explica.

Para o professor de Economia, João Mantoan, diretor do Economies Consultoria Empresarial, a pessoa que tiver oportunidade de investir o 13º salário em cursos, deve fazê-lo. “Um MBA, por si só, é um investimento com retorno garantido. Faz com a que o profissional se posicione de uma maneira mais interessante e qualificada, portanto, mais atrativa para o mercado”, comenta. Segundo ele, como aluno é possível aumentar e melhorar a network, ampliando possibilidades. “Eu aconselho a tomar esta medida com um ótimo investimento”, recomenda.

O profissional que não se atualiza acaba prejudicado nos processos seletivos, por isso, fazer uma pós-graduação é fundamental e, em seguida, cursar um MBA é um diferencial. “É preciso que o profissional analise a experiência e o nível de conhecimento que possui para decidir o que vai fazer pensando em seu desenvolvimento”, pondera Rita Ritz.

Os especialistas concordam que esta é a melhor época para definir os rumos da carreira e que pensar nisso no ano que vem, já pode ser tarde. A dica é aproveitar os bônus salariais para fazer a matrícula e iniciar o curso, antes que o ano novo chegue e os planos para a especialização sejam novamente adiados.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 22 de December de 2016