Você está em:
Postado há . Atualizado há

Devo pedir aumento em tempos de crise?

Pedir aumento de salário sempre foi um ponto delicado, tanto para quem pede quanto para os chefes que recebem este pedido

Pedir aumento de salário sempre foi um ponto delicado, tanto para quem pede quanto para os chefes que recebem este pedido. E se os tempos são de crise, essa solicitação precisa ser feita com critérios, pois assim como você, a empresa pode estar passando com dificuldades financeiras.

A responsável pela qualidade da NOSSA Gestão de Pessoas, Thaisa Batista tudo é uma questão de tato, do profissional entender o ambiente em que ele está inserido e também saber um pouquinho da situação que a empresa está enfrentando:

"Tudo depende da postura do profissional entender como está o momento do seu local de trabalho. Lógico que a gente, além de ajudar as empresas, também tem que focar nos nossos interesses pessoais, porém tudo é uma questão de medida." explica Thaisa.

Fatores que impactam na hora de pedir um aumento:

- A postura e o relacionamento que o profissional tem com o seu chefe;

- A situação financeira da empresa ;

- A situação em que este profissional está vivendo.

Thaisa reforça que se o profissional estiver em uma situação muito extrema, é válido tentar fazer um acordo diferente ou um pagamento de algum bônus. Se for uma situação pontual, o ideal é tentar a antecipação de um décimo terceiro, por exemplo:

"Não existe uma regra, é muito particular e de momento da empresa. Por mais que tenha crise e as pessoas estejam precisando de um aumento, todo ano obrigatoriamente tem um dissídio coletivo, um reajuste oficial. Claro que não é tudo aquilo que o trabalhador possa almejar, mas já dá para negociar." afirma a especialista.

A postura deste profissional dentro da empresa também vai ser fundamental. O engajamento a preocupação em não apenas fazer um bom trabalho influencia:

"Se der para esperar dois, três, quatro meses para receber o aumento, o trabalhador deve esperar este tempo. Entender como a empresa está neste momento impacta sim esta decisão" completa Thaisa Batista.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).