Você está em:
Postado há . Atualizado há

Conheça oito áreas que estarão em destaque no mercado de trabalho em 2017

Guia divulgado no início de outubro aponta até as tendências para quem trabalha com as profissões que serão destaque no ano que vem

Fonte: A Autora

Guia divulgado no início de outubro aponta até as tendências para quem trabalha com as profissões que serão destaque no ano que vem

As contratações ocorrerão em ritmo moderado e seletivo. Quem busca uma recolocação profissional precisará ter paciência e flexibilidade. A edição 2017 do guia salarial da consultoria Robert Half, divulgado no início de outubro, aponta esta e outras tendências para o mercado no ano que vem.

De acordo com a professora da IBE-FGV, Rita Ritz, com um mercado conturbado, sem vagas regulamentadas e sem dinheiro para empreendedorismo, o jeito é olhar para a situação com olhos otimistas e estratégicos. “A crise tem começo, meio e fim. É hora de lançar mão das ferramentas disponíveis e se preparar, porque, quando o mercado reaquecer, sairá à frente quem estiver melhor preparado”, afirma.

Confira as tendências de cada área:

Engenharia

Procura-se profissionais com versatilidade, boa comunicação, habilidade de relacionamento com outras áreas e flexibilidade para vendas técnicas, melhoria contínua e supply chain, principalmente.

Finanças e contabilidade

O perfil do profissional buscado inclui versatilidade, habilidade de negociação e comunicação, inglês, estabilidade, trabalho em equipe e foco nos resultados para áreas fiscal, contábil, controladoria e auditoria.

Jurídico

O profissional precisa ter cursado uma faculdade de primeira linha, ter estabilidade no currículo, visão de longo prazo, inglês e perfil comercial para demandas de contencioso cível, consultivo e contencioso trabalhista, consultoria tributária, advogado generalista e sócios.

Mercado Financeiro

A exigência é para postura de dono, afinidade com tecnologia e inglês para aplicações em compliance, auditoria e controles internos. O guia chama atenção para os novos tipos de profissionais para startups financeiras, as fintechs.

Recursos Humanos

Inglês, proatividade e olhar estratégico são fundamentais para um mercado em busca de coordenador, gerente generalista, analista de folha de pagamento e departamento pessoal, além de analista sênior de remuneração e benefícios. O profissional de RH será cobrado por inovação e versatilidade na estruturação dos cargos e salários. O grande desafio será encontrar espaços para reestruturações, ao mesmo tempo em que se mantém a preocupação com a retenção de talentos.

Seguros

Com inglês e perfil empreendedor, o profissional do setor de seguros também estará em alta. O guia chama atenção para a crescente venda de seguros online - e é preciso se adaptar a isso.

Tecnologia

O profissional precisa ter experiência sólida, inglês, perfil mais interativo e relacionamento interpessoal para vagas de gerente de projetos, gerente de tecnologia voltado à inovação, Devops, consultor funcional, analista de negócios e analista de suporte. A demanda é por um profissional híbrido, segundo o guia, que seja capaz de programar em qualquer linguagem, principalmente para IOS e Android. O guia também chama atenção para o Big Data (lidar com grande volume de dados).

Vendas e marketing

Inglês, visão 360 graus do negócio, boa comunicação, perfil analítico e liderança são algumas características indispensáveis para key account, gerente de vendas, trade marketing e consultor comercial. O perfil consultivo, até então valorizado pelas empresas, precisa ser atualizado. O profissional precisa avançar fronteiras e conquistar novos mercados. O chamado perfil hunter (caçador) é o mais valorizado.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 03 de November de 2016