Você está em:
Postado há . Atualizado há

Como vender mais no varejo? Dicas para vendedores novatos

O professor da IBE-FGV e palestrante de vendas, André Ortiz, explica como alavancar a carreira neste setor

Fonte: O Autor

Em todo o país, retraídos pela crise, os consumidores passaram a segurar seus gastos. De acordo com a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), por exemplo, as vendas para o Dia dos Pais devem sofrer uma queda de 2,11% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para animar os profissionais do setor, o professor da IBE-FGV e palestrante André Ortiz, separou algumas dicas para você que é um vendedor novato e não sabe se ainda consegue passar a credibilidade necessária para os clientes fecharem o negócio. Confira:

1 – Grave depoimentos

A primeira dica é que você grave depoimentos de clientes satisfeitos e mostre para outros possíveis consumidores. Segundo ele, nada vende mais do que outra pessoa falando bem de você.

2 – Saiba ouvir

Um problema muito comum ao vendedor novato é a necessidade de falar muito. “Mas vá com calma, saiba ouvir. O cliente quer muito mais ser escutado do que ficar escutando”, explica o professor.

3 – Fale devagar

André Ortiz garante que é preciso ter calma na hora de conversar com o possível cliente. Para que o seu cliente entenda o produto que você está vendendo, é preciso agir com tranquilidade e falar pausadamente, sem ansiedade. Além disso, falar devagar proporciona tempo para pensar nas perguntas e objeções que o cliente pode fazer.

4 – Seja humilde

A penúltima dica do professor tem a ver muito com a idade do vendedor novato. “É o momento de aprender. Por isso, aja com humildade. Escute e não seja arrogante. Filtre suas palavras e sua forma de conduzir a situação. Saiba engolir sapos. Isso é agir com sabedoria”, diz.

5 – Estude e tenha paciência

Por último, André Ortiz recomenda a não ter medo de ouvir um “não”. Também não permita que a ansiedade tome conta de você em caso de negativas. “Tudo tem seu momento e sua forma de ser feito. Vá com calma e estude bastante seu produto e seu setor. Só assim vai conseguir mais experiência e sabedoria para poder vender bem”, finaliza.

Assista a essas dicas no vídeo http://dicas.andreortiz.com.br/como-vender-mais-no-varejo-dicas-para-vendedores-novatos/

André Ortiz é professor da IBE-FGV e palestrante de vendas


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 15 de August de 2016