Você está em:
Postado há . Atualizado há

Dicas para se dar bem no ‘cara-a-cara’ com o recrutador

Entrevistas individuais geralmente são muito tensas

Fonte: A Autora

Entrevistas individuais geralmente são muito tensas. Mas, se você chegou nessa fase, provavelmente é porque se sobressaiu em alguma dinâmica ou na avaliação da assessoria do RH. Então, parabéns, você está na final e não pode pôr tudo a perder nesse momento.

Confira algumas situações que são avaliadas nesse período.

Cumprimente a pessoa e se apresente. É de bom tom e o pessoal de RH está atento à educação e boas maneiras de seus candidatos. “Bom dia, tudo bem? Obrigada pela oportunidade”, é uma boa maneira de começar a conversa.

Uma boa postura corporal e bons modos durante a entrevista também são observados. Evite bolsas em cima do colo, uso de celular e se sente de forma ereta, nada de ficar debruçado em cima da mesa.

Sempre olhe nos olhos do entrevistador. Cuidado com as caras e bocas ao responder e preste atenção para não ficar olhando para o teto ou para o chão. Isso pode parecer desinteresse ou insegurança.

Nunca, jamais, fale mal das últimas empresas ou da chefia. Algumas pessoas colocam a culpa na empresa ou no chefe quando se pergunta por que não está mais trabalhando. Cuidado, às vezes pode ser um conhecido do seu ex-chefe que pedirá referências.

Também não minta ou invente um perfil que você deseja ter. Inventar sobre cargos, salários e até mesmo sobre o que você gostaria de ser, e não tem experiência, não é nada bom. Acredite, especialistas em RH identificam quando as pessoas mentem.

Não implore pela vaga. Ficar dizendo “pelo amor de Deus, eu preciso trabalhar”, ou ficar contando alguma história triste para impressionar o entrevistador, causa má impressão. Dizer suas qualidades, e deixar claro que você está disposto a agregar para empresa e que só precisa de uma oportunidade para provar, é muito mais adequado.

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar na hora da entrevista, momento em que muitos candidatos se perdem devido ao nervosismo e ansiedade. O ideal é se acalmar, ir bem preparado e deixar as coisas acontecerem naturalmente. Boa sorte.

Jacira Chavare é graduada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, pós-graduação em Administração, MBA em Gestão Comercial pela IBE-FGV e ampla experiência em Administração na área de gestão. Atualmente é supervisora de vendas em empresa do ramo alimentício e consultora em pequenas empresas para implantação de departamento comercial.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais