Você está em:
Postado há . Atualizado há

Em alta, videoconferência para entrevista de emprego requer cuidados especiais

Fundamental para a educação, entretenimento e relações pessoais, a tecnologia já está incorporada também em muitos processos de seleção em todo o mundo

Fundamental para a educação, entretenimento e relações pessoais, a tecnologia já está incorporada também em muitos processos de seleção em todo o mundo. Ferramentas como Hangouts do Google, o tradicional Skype e até mesmo o Messenger do Facebook já são amplamente utilizados por recrutadores e headhunters na busca de profissionais por vários motivos:

- Pode acontecer em qualquer horário sem problema algum, desde que ambas as partes estejam em acordo;

- Evita deslocamentos desnecessários quando o entrevistado está em outra localidade;

- Agiliza o processo de seleção.

Este potencial de reduzir drasticamente o tempo necessário e os custos para o preenchimento de uma vaga aumentam as chances de uma videoconferência no processo de seleção.

E agora? Você está preparado caso te chamem pelo computador?

A analista de recrutamento e seleção da Nossa Gestão de Pessoas, Daniela Camolês, afirma que "o candidato precisa estar tão preparado para uma videoconferência quanto estaria para uma entrevista presencial".

Confira as dicas da especialista para se dar bem quando acontecer uma videoconferência e evitar surpresas durante a entrevista.

Programe-se bem

Antes da entrevista, entre em contato com o seu entrevistador confirmando os dados de e-mail dele. Já adicione antecipadamente para não ter problemas e confirme dia e o horário. Planeje para que na data e na hora marcada você consiga estar conectado.

Teste todo o seu equipamento

Não pode ter falhas tecnológicas no dia. Teste o som do microfone, confira se o áudio está chegando bem, veja se a câmera está em ordem e se o seu computador está com uma velocidade boa. O quanto antes esta verificação acontecer, melhor. Deixe uma caneta e um bloquinho de anotações ou uma agenda aberta sempre na mão para poder anotar informações.

Cuidado com programas e Apps

Muitos programas e aplicativos podem aparecer em momento inoportuno e atrapalhar a sua entrevista, como uma atualização de antivÍrus, ou uma mensagem do Facebook ou Whattsapp, por exemplo. Feche todos os programas para evitar surpresas e manter a velocidade da internet constante.

Login profissional

O melhor é utilizar um login profissional para esta entrevista. Tenha todo cuidado com foto de perfil e o nome de usuário. Caso não tenha uma conta profissional, crie uma com uma foto discreta utilizando seu nome e sobrenome ou com as suas iniciais. Esqueça os logins gatinha@ ou saradao@.

Mantenha o local arrumado e silencioso

De nada adianta estar com todo o equipamento em ordem se o ambiente em que o entrevistado estiver durante a entrevista estiver desorganizado ou com ruídos. O ideal é manter o local silencioso sem interferência de outras pessoas ou animais domésticos. Estas entrevistas acontecem na residência do entrevistado, portanto pedir aos demais moradores da casa que mantenham silêncio e não entrem no local onde está o computador é fundamental.

Cuidado com as distrações visuais

O cenário de fundo precisa ser bem limpo, sem muitas distrações. Uma parede branca ou um fundo com menos elementos decorativos é melhor para não distrair o entrevistador. Estantes com muitos livros podem não ser tão impressionantes quando se imagina neste momento. Quanto mais “clean” o espaço, melhor.

Esteja vestido adequadamente para a ocasião

Se em uma entrevista presencial de emprego o candidato usaria uma roupa adequada, esta mesma regra vale para uma videoconferência - mesmo que o campo de visão do entrevistador seja a cintura para cima do candidato.

Dependendo do cargo, os homens podem optar por uma camisa social com atenção redobrada para a gola e a manga, que deverão estar bem arrumadas. Roupas discretas são ideais e muitas cores nas vestimentas devem ser evitadas. Para as mulheres, todo o cuidado com excessos em acessórios ou decotes - além de cuidar da maquiagem que não pode estar muito carregada. Lembre-se: Mantenha sempre a postura profissional que você teria se estivesse em uma entrevista presencial.

Sobre a NOSSA

A NOSSA se dedica há mais de 20 anos em trazer ao mercado as melhores soluções em gestão de pessoas e serviços. A empresa nasceu em Curitiba (PR) e tornou-se referência na contratação de profissionais para empresas nacionais e multinacionais. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolvemos projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.

Sobre a KAKOI Comunicação

A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).