Você está em:
Postado há . Atualizado há

Profissional de futuro globalizado

A cada ano devemos elaborar e executar o nosso planejamento estratégico de conformidade com a limitação de nossos recursos e expectativas

A cada ano devemos elaborar e executar o nosso planejamento estratégico de conformidade com a limitação de nossos recursos e expectativas, considerando as variáveis intrínsecas e extrínsecas, pois sua execução é necessária.

Devemos entender que toda e qualquer profissão está diretamente ligada a uma atividade econômica, quer seja em empresa ou não, e acredito que diante dos fatos em estudo, é compreensível entender que o mercado exige um profissional com perfil bastante refinado e especifico, deixando claro que haverá muita gente desempregada, isso não quer dizer que inexista trabalho, ou seja, muitos hão de buscar empreender e oferecer seu trabalho sem a necessidade de um vínculo empregatício, e, creiam essa será a tônica do futuro.

Todo ano as empresas demitem e buscam alternativas para reduzir INVESTIMENTO/DESPESA/CUSTO de mão de obra, prefiro assim me expressar pois demonstra a seriedade do referido artigo em contrapartida com o entendimento de alguns oportunistas.

Quando o profissional está capacitado para o exercício de seu labor, ele não precisa se preocupar com o vinculo empregatício sim com a qualidade de seus serviços oferecido ao mercado.

Preocupa-me quando indago ao estudante sobre o que deseja e ele me responde que busca uma colocação laboral no emprego público, pois o Governo oferece segurança.

O Brasil hoje tem uma máquina pesada demais e haverá um dia que não poderá sustentar a mesma com o que arrecada daí precisará de trabalhadores diferenciados.

Acredito que o mercado futuro visualiza as habilidades e competências dos profissionais, desde o conhecimento técnico especifico, com conhecimento de tecnologias modernas e de idiomas.

Anos se passaram e estamos sofrendo com a inexistência de uma educação de qualidade, vivemos num país RICO, mas somos POBRES, isso comprova a nossa real situação de que temos muito a aprender.

O TEMPO urge e lamento aqueles que perderam o TREM e hoje não tem condições de atender a esse mercado exigente.

Lembro que a conclusão de um CURSO SUPERIOR e somente uma fase inicial de sua escolha, pois sua PÓS ou sua ESPECIALIZAÇÃO são essenciais.

Quando o país tem políticos que ganham remuneração maior que os profissionais, e citados políticos tem sérias limitações educacionais e culturais, isso comprova que a massa populacional está dominada e seu nível de exigência social se aproxima o retorno dos homens da caverna.

Há alguns programas televisivos comandados pela mídia local que demonstra quão idiotas são os expectadores através de suas novelas, seriados, programas musicais exibindo canções que não tem nenhum sentido racional, com educação e cultura depreciativa, e pasmem ainda dá índice do IBOPE. Isso prova a bestialidade que nos envolve e o néscio que somos.

A leitura e o seu entendimento na busca de uma opinião critica pessoal deveria ser incentivado obrigatoriamente, já observou que tem horário político gratuito de partidos com políticos repetitivos com o mesmo discurso, falando sobre Educação, Saúde Segurança, Emprego, Infraestrutura e demais, e não muda absolutamente nada.

Tudo isso comprova a existência de uma massa eleitoreira de néscios que acha que poderá mudar com a obrigatoriedade do seu voto.

O sistema está completamente minado, onde a sociedade é somente VÍTIMA e deverá pagar a conta.

Estou preambulando para que possa adentrar em nosso tema do referido artigo.

PROFISSIONAL GLOBALIZADO

- Educação de qualidade, entidade educacional oferecendo condições de ensino e tecnologia;

- Professores que trabalham na área, sejam pesquisadores, escrevam artigos, editem livros, ofereçam palestras e tenham projetos específicos para se inserir no mercado;

- Conheçam a legislação básica no mínimo a Constituição Federal;

- Tenham conhecimento e contatos com profissionais e estudantes de outros países que falem português, inglês, espanhol, russo, chinês, indiano, africâner e demais.

- Busque de todas as formas interagirem com culturas diferenciadas;

- Tenha conhecimento da importância da tecnologia, inclusive a inteligência globalizada;

- Atualizar suas crenças e seus objetivos de conformidade com a variabilidade do sistema globalizado;

- Entender que Governo, partidos, políticos, servidor publico é pago com o seu sangue, suor e lágrimas, e não mendigar por serviços públicos;

- Entender que a mídia é um sistema utilizado pelo poder como indutor e limitador;

- Ter suas próprias opiniões e críticas individualizadas evitando ser simples divulgador de opiniões de terceiros;

- Conhecer a importância de sua atividade laboral para o sistema evitando egocentrismo;

- Ler e entender o que está lendo e tirando sua própria opinião do que entendeu.

- Entender que o Brasil é RICO em recursos naturais e que com sua educação poderá fazer a diferença;

- Procurar ter um planejamento coletivo que agregue grande número de pessoas carentes;

- Utilizar a POLITICA e RELIGIÃO como instrumentos meios e evitar sua dependência;

- Buscar empreender utilizando a tecnologia de ponta;

- Visualizar o Mercado Externo e o que sobrar de sua produção atender o mercado interno.

- Entender que o CAPITAL e o LUCRO são consequências de seu trabalho honesto;

- Sempre PLANEJAR, PROJETAR e ANALISAR seus feitos;

- E demais.

Ressalto que o presente artigo merece adendo de quem assim o desejar, mas é fundamental que saibamos interagir de modalidade salutar e de modalidade proba e licita, evitando dissabores que possa oferecer RISCO indesejável.

O sistema político que gera grande número de pobres e necessitados poderá a qualquer momento receber o que não conseguiu acolher e reduzir os agravos e respeitar os direitos dos mais necessitados, e poderá ver que a ilusão e a ausência de informações verídicas poderá vitimar o sistema e as elites pagarão um elevado preço por essa inépcia, negligência e imperícia no trato com o DIREITO e OBRIGAÇÃO de que trata a legislação junto aos mais carentes.

A aproximação de momento eleitoreiro demonstrará um resultado bastante peculiar de que aquela massa sem educação, saúde, emprego e infraestrutura poderá acordar e dar a resposta que poderá INVIABILIZAR o sistema e obviamente optando por outros existentes.

“A linha tênue que separa a normalidade de um sistema perfeito de sua imperfeição, chama-se: DESESPERO DE UMA MASSA PRESUMIVELMENTE MANIPULÁVEL, DOMESTICADA E ADESTRADA”.

Bibliografia:

  1. CONTABILIDADE No.01, Ed. Grupo Fortes, Da Costa, Elenito Elias;
  2. CONTABILIDADE No.02, Ed. Grupo Fortes, Da Costa, Elenito Elias;
  3. TRANSPARÊNCIA, Ed. Grupo Fortes, Da Costa, Elenito Elias e demais;
  4. WWW.elenitoeliasdacosta.blogspot.com.br
  5. Artigos publicados do Prof. Elenito Elias da Costa.

Autor: ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, analista econômico e financeiro, assessor empresarial, professor universitário, pesquisador, escritor, palestrante, MAS simplesmente um SER PENSANTE.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 13 de January de 2016