Você está em:
Postado há . Atualizado há

Quatro motivos para realizar uma consultoria tributária em meio à crise

Aqueles pagamentos a maior que forem recuperados podem geram uma economia financeira significativa para as empresas frente a atual crise econômica

Fonte: O Autor

Todas as empresas são passiveis de recuperação tributária, sendo qual for o seu regime de tributação e o seu segmento de atuação. O que o empresário deve levar em conta é que a contabilidade deve ser utilizada como uma ferramenta de gestão para o seu negócio. Pagar impostos a maior é muito comum em pelo menos 95% das empresas brasileiras, seja por essa não estar atualizada com as alterações das Leis, que em média são de quatro por hora, ou mesmo por não ter um maior acompanhamento enquanto os pagamentos de tributos.

De fato, os dois motivos principais para se contratar os serviços de uma consultoria tributária se dá pela melhoria gerada no fluxo de caixa e o aumento da lucratividade da empresa, considerando que em média seja recuperado 30% do faturamento mensal de pagamentos feitos a maior, trazendo significativa economia e maior possibilidade de investimento em desenvolvimento e tecnologia.

Temos como terceiro motivo àquelas empresas em dificuldade, as quais recebem algumas oportunidades de potencializar os créditos disponíveis que apenas serão encontrados com um excelente serviço de consultoria tributária. Exemplo disso, é que a pessoa jurídica que estiver em recuperação judicial poderá usar 100% do seu prejuízo fiscal para abater suas dividas de IRPJ e CSLL, enquanto normalmente a utilização do Prejuízo Fiscal fica limitada a 30% por exercício.

O quarto motivo gira em torno do alto índice de precisão do trabalho de uma consultoria tributária, pois nesse é possível encontrar diversas situações, que normalmente não são encontradas facilmente por outro meio de revisão, as quais o empresário acaba por pagar impostos erroneamente sem perceber. Uma das mais comuns acontece quando as provisões, caracterizadas por uma reserva de dinheiro efetuada visando à cobertura de custos ou despesas que provável ou certamente ocorrerão no futuro, não são consideradas (usadas) e a pessoa jurídica acaba por coloca-las nas contas a pagar do exercício (só integra a respectiva conta àquelas provisões utilizadas), tendo que efetuar o pagando de IRPJ e CSLL sem a necessidade.

Nesse momento, a Studio Fiscal, a maior empresa de revisão tributária do Brasil, focada em serviços de auditoria fiscal e consultoria tributária no âmbito administrativo, através de 60 auditores altamente qualificados e 130 escritórios estrategicamente posicionados por todo o território brasileiro, consegue encontrar esses e diversos outros créditos tributários não identificados pelos contadores das empresas.

A Studio Fiscal já encontrou mais de R$650 milhões em créditos tributários de pagamentos feitos a maior de pessoas jurídicas de todos os setores e portes. O foco, além da recuperação, está em ajudar essas empresas a reduzirem riscos e minimizarem os impactos frente a atual situação da economia brasileira.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 02 de June de 2015