Você está em:
Postado há . Atualizado há

Qualidade educacional de ensino superior no nordeste do brasil

“Professores Universitários devem ser pesquisadores e produtores de Artigos, Livros, Projetos e Palestras, para um NORDESTE globalizado”.

A Presidenta Dilma ressaltou que para fazer do Brasil uma pátria educadora, passa por investimentos significativos na qualidade da EDUCAÇÃO, e que o Brasil precisa caminhar no sentido da competitividade e da entrada na sociedade do conhecimento, mesmo quando cumprimentou o retorno do Professor Mangabeira Unger, informou que é necessário que se conceba aquelas politicas que terão fôlego de longo prazo, que serão a herança e o legado que se deixa para as próximas gerações.

Algumas Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou privadas, seus gestores educacionais e pedagógicos devem repensar e buscar contratar COORDENADORES e PROFESSORES que tenham esse feeling, caso contrário estarão depondo contra a QUALIDADE desejada na instituição que administra.

Os educandos, profissionais em formação, mostram seu entusiasmo e procura de diversas formas manterem um link qualitativo com aqueles docentes que têm essas características mesmo quando já concluíram suas disciplinas, pois os professores que pesquisam, escrevem artigos, publicam livros, tem projetos focados e demonstram em suas palestras tais ensinamentos, deixam um legado de vital importância para a QUALIDADE desejada.

Lamento que essa ideia e pensamento ainda não tenham uma sólida base junto aos Gestores Educacionais, Pedagógicos e Coordenadores, mas motivados por fatores externos, não há outra solução para o continuísmo, sustentabilidade e competitividade no mercado seletivo.

O atual Ministro da Educação, CID GOMES, tem foco mais antenado com essa linha de pensamento, inclusive com a liberação de financiamentos públicos para as instituições, assim como incentivos com foco em análoga ideia.

Lembro que o ano em curso, 2015 e o seguinte serão anos difíceis e se não houver um pensamento focado na qualidade de ensino superior de professores e coordenadores, dificilmente alcançarão a sustentabilidade desejada.

Para que tenhamos PRODUÇÃO se faz necessário ter QUALIDADE na formação dos gestores, coordenadores, professores e principalmente nos educandos.

Ressalto que no Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, que visa à formação de CONTADORES, AUDITORES, PERITOS CONTADORES, ASSESSORES E CONSULTORES EMPRESARIAIS, só terão êxito em seu labor, se houver QUALIDADE dos seus mentores.

Sociedade, investidores, fundos de investimentos, financiadores, governos e demais interessados, precisam de TRANSPARÊNCIA e CONTROLE INTERNO nos DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS de seus empreendimentos que possam legitimar ações comerciais sem o RISCO indesejável.

Os fatos comprobatórios da PETROBRÁS, EMPREITEIRAS e demais Pessoas Físicas e Jurídicas envolvidas, representam a PROVA cabal que a QUALIDADE é uma necessidade e que sua AUSÊNCIA compromete estabilidade governamental e social, exigindo um PREÇO elevado para sua recuperação ou tentativa desejada.

O PREÇO que toda a sociedade está pagando, tem realmente um elevado valor, e sabemos que diante de diversas variáveis (intrínsecas e extrínsecas) inseridas na QUALIDADE EDUCACIONAL na formação desses profissionais tem seu registro mensurado.

Na oportunidade CONVIDO a leitura dos meus ARTIGOS, LIVROS, PROJETOS e PALESTRAS proferidas, para que possam entender que a sociedade está MUDANDO e exige mudança qualitativa dessas Instituições, ainda existentes.

É sua a decisão fazer parte do DESENVOLVIMENTO QUALITATIVO que lhe conceda dividendos sustentáveis e continuados, ou se inserir em CUSTO e DESPESA de difícil recuperação que hão de resultar em DEFICT e PREJUÍZOS desnecessários, mas verossímeis.

Desejo a todos um excelente CARNAVAL, mas um dia o PALHAÇO deixa cair sua máscara, motivado por fatores globalizados, deixando ver a sua real FACE.

Se a inexistência de um PRÊMIO NOBEL BRASILEIRO nunca lhe chamou atenção, isso comprova a nossa limitação.

Autor: ELENITO ELIAS DA COSTA, nordestino, estudante, pesquisador, contador, auditor, escritor, e professor universitário.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 20 de February de 2015