Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

A evolução ou revolução da contabilidade empresarial

Auditor relata que muitos empresários não têm conhecimento real dessas recentes mudanças

Inúmeras mudanças nas rotinas das empresas estão acontecendo, sejam elas promovidas pela evolução tecnológica ou até mesmo pela adequação à legislação contábil brasileira frente a globalização, a qual deu origem à Lei 11.638/07, ou conhecida nova lei contábil.

Uma revolução silenciosa já começou no âmbito das obrigações acessórias fiscais. Para meu espanto, muitos empresários aos quais estive abordando sobre o assunto não têm conhecimento real dessas recentes mudanças.

Muitos, ainda desconhecem o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Desde janeiro de 2009, essa nova tecnologia exige que as empresas e escritórios contábeis se adaptem em termos de tecnologia da informação. A intenção, do Fisco, é receber todas as informações econômicas, financeiras e fiscais em arquivos digitais. Com isso, a Fazenda Federal terá a possibilidade de acompanhar em detalhe as rotinas operacionais das empresas e também efetuar o cruzamento das informações recebidas com as Secretarias da Fazenda Estaduais e Municipais, aumentado sem dúvida sua capacidade de fiscalização tributária.

É a modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.

Para constar alguns exemplos das mudanças, dentre as novas regras contábeis está a obrigatoriedade de publicações da Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC e da Demonstração do Valor Adicionado - DVA; o Ativo Permanente passou a possuir o grupo chamado de "Intangível", além dos já existentes. Foi extinta a "Reversa de Reavaliação", que deu origem à conta de "Ajustes de Avaliação Patrimonial" e que possui características diferentes.

Ao mesmo tempo, a nova lei contábil - que se os moldes de padrões internacionais para a apresentação de dados fiscais - já sofreu grandes mudanças. A intenção dessa legislação é dar harmonia à contabilidade brasileira, o que facilitará sem dúvida o investimento de capital estrangeiro no País.

* Técnico contábil e diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 10 de September de 2010