Você está em:

Agenda Tributária

Estadual

Rio Grande do Norte

Natal

http://www.rn.gov.br
DiaTítuloDescrição
10GIM - Guia Informativa Mensal - Sem MovimentoO contribuinte, inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado sob o regime de pagamento normal, que não tenha realizado operações e prestações durante o período de apuração do imposto fica obrigado a entregar a GIM- Sem Movimento até o dia 10 de cada mês, referente ao mês imediatamente anterior. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 8º do Artigo 578 do RICMS/RN e Artigo 3º do Decreto nº 20.506, de 2008.
GIA-ST - Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS ICMS/STO contribuinte, na condição de substituto tributário, deverá remeter a Guia Nacional de Informação e Apuração do ICMS ICMS/ST - GIA-ST, até o dia 10 do mês subsequente ao da apuração do imposto, ainda que no período não tenham ocorrido operações sujeitas à substituição tributária, hipótese em que deverá assinalar o campo 1, correspondente à expressão "GIA-ST Sem Movimento". Abril/2011. Base legal: Parágrafo 4º, Artigo 598-A do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações Interestaduais com Energia Elétrica Não destinada à Comercialização ou à IndustrializaçãoO contribuinte, na condição de substituto tributário, que realizar operações interestaduais com energia elétrica não destinada à comercialização ou à industrialização, deverá recolher o imposto retido até o dia 10 do mês subsequente ao término do período de apuração em que tiver ocorrido a retenção, mediante Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 3º do Artigo 944-H do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações com Tintas, Vernizes e Outras Mercadorias da Indústria QuímicaO contribuinte, na condição de substituto tributário, que realizar operações internas, interestaduais e de importação com tintas, vernizes e outras mercadorias da indústria química relacionadas no artigo 937-A do RICMS/RN, deverá recolher o imposto retido até o dia 10 do mês subsequente ao da retenção do imposto. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 7º, Artigo 938-A do RICMS/RN.
Antecipação Tributária - Operações e Prestações Interestaduais - Empresas Não CredenciadasO contribuinte que não tiver sua empresa credenciada para postergação do recolhimento do ICMS devido por antecipação tributária no Estado do Rio Grande do Norte e que se encontrar adimplente com suas obrigações tributárias, poderá recolher o ICMS antecipado incidente nas operações e prestações interestaduais até o 10º dia subsequente à passagem da mercadoria pela primeira repartição fiscal deste Estado. Abril/2011. Base legal: Artigo 6º da Portaria nº 66, de 2006.
Empresas de Transporte Aéreo - Percentual não inferior a 70% do valor do imposto devidoA empresa de transporte aéreo, que adotar o regime especial de apuração do ICMS, deverá recolher até o dia 10 do mês subsequente o percentual não inferior a 70% do valor do imposto devido no mês anterior ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: "b", II do Artigo 130-A do RICMS/RN.
Empresas Prestadoras de Serviços de Comunicação, Fornecedoras de Energia Elétrica e Água Natural CanalizadaO imposto apurado pelas empresas prestadoras de serviços de comunicação ou fornecedoras de energia elétrica e água natural canalizada, deverá ser recolhido até o dia 10 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: "a", II do Artigo 130-A RICMS/RN.
ICMS/ST - Estabelecimentos localizados em outra Unidade da Federação - Convênios e ProtocolosO contribuinte, estabelecido em outra unidade da federação, deverá recolher o imposto retido nas operações com mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária com base em Convênios ou Protocolos dos quais o Rio Grande do Norte seja signatário, até o dia 10 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: Item 1, "c", II, Artigo 130-A do RICMS/RN.
ICMS/ST - Estabelecimentos localizados em outra Unidade da Federação - Regime Especial de TributaçãoO contribuinte, estabelecido em outra unidade da federação, que por opção revestir a condição de substituto tributário conforme regime especial de tributação, deverá recolher o imposto retido até o dia 10 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: Item 2, "c", II, Artigo 130-A do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações com Cigarros e outros Produtos derivados do FumoO contribuinte, na condição de substituto tributário, que realizar operações internas, interestaduais e de importação com cigarro e outros produtos derivados do fumo (classificados na posição 2402 e no código 2403.10.0100 da NBM/SH), deverá recolher o imposto retido até o dia 10 do mês subsequente ao da retenção. Abril/2011. Base legal: Artigo 904 e 905-A do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações com Pilhas, Baterias Elétricas e Acumuladores Elétricos - Protocolo ICM nº 18/1985O contribuinte, na condição de substituto tributário, que realizar operações interestaduais com pilhas e baterias de pilhas, elétricas (classificadas na posição 8506 da NCMS/SH), acumuladores elétricos (classificados na posição 8507.30.11 e 8507.80.00 da NCM/SH), estabelecido nos Estados signatários do Protocolo ICM nº 18/85, deverá recolher o imposto retido até o dia 10 do mês subsequente ao da remessa da mercadoria, mediante a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais -GNRE. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 10º, Artigo 944-F do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações com Rações tipo "Pet" para Animais Domésticos - Protocolo ICMS nº 26/2004O contribuinte, na condição de substituto tributário, que realizar operações internas, interestaduais e de importação com rações tipo "pet" para animais domésticos (classificadas na posição 2309 da NBM/SH), estabelecido nos Estados signatários do Protocolo ICMS nº 26/04, deverá recolher o imposto retido até o dia 10 do mês subsequente ao da saída das mercadorias. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 7º, Artigo 944-C do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações com SorvetesO contribuinte, na condição de substituto tributário, que realizar operações internas, interestaduais e de importação com sorvetes de qualquer espécie, inclusive sanduíches de sorvetes (classificados na posição 2105.00 da NCM), preparados para fabricação de sorvete em máquina (classificados nas posições 1806, 1901 e 2106 da NCM/SH) e demais acessórios ou componentes, tais como casquinhas, coberturas, copos e copinhos, palitos, pazinhas, taças, recipientes, xaropes e outros produtos destinados a integrar ou acondicionar o sorvete, deverá recolher o imposto retido até o dia 10 do mês subsequente ao da remessa da mercadoria. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 6º, Artigo 944-B do RICMS, aprovado pelo Decreto nº 13.640 de 1997.
ICMS/ST - Operações Interestaduais com Aparelhos CelularesO contribuinte, na condição de substituto tributário, que realizar operações interestaduais com aparelhos celulares, deverá recolher o imposto retido até o dia 10 do mês subsequente ao da remessa da mercadoria, mediante a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 5º do Artigo 944-E do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações Interestaduais com Lâmina e Aparelho de Barbear e Isqueiro de Bolso - Protocolo ICM nº 16/1985O contribuinte, na condição de substituto tributário, que realizar operações interestaduais com lâmina de barbear, aparelho de barbear e isqueiro de bolso a gás, não recarregável (classificados na posição 8212.20.10, 8212.10.201 e 9613.10.00 na NCM/SH), estabelecido nos Estados signatários do Protocolo ICM nº 16/85, deverá recolher o imposto retido até o dia 10 do mês subsequente ao da remessa da mercadoria, mediante a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 10º do Artigo 944-G do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações Interestaduais com lâmpada elétrica e eletrônica, reator e "starter" - Protocolo ICM nº 17/1985O contribuinte, na condição de substituto tributário, que realizar operações interestaduais com lâmpada elétrica e eletrônica (classificada nas posições 8539 e 8540 da NCM/SH), reator e "starter" (classificados nas posições 8504.10.00 e 8536.50 da NCM/SH), estabelecido nos Estados signatários do Protocolo ICM nº 17/85, deverá recolher o imposto retido até o dia 10 do mês subsequente ao da remessa da mercadoria, mediante a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 11º, Artigo 944-A do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações Interestaduais com Vermutes, Vinhos e Bebidas Quentes - Protocolo ICMS nº 14/2006O contribuinte, na condição de substituto tributário, que realizar operações interestaduais com vermutes e outros vinhos de uvas frescas aromatizadas por plantas ou substâncias aromáticas (classificados na posição 2205 da NCM), bem como com bebidas quentes (classificadas na posição 2208), estabelecido nos Estados signatários do Protocolo ICMS nº 14/06, deverá recolher o imposto retido até o dia 10 do mês subsequente ao da remessa da mercadoria, mediante Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 1º do Artigo 898-L do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações Internas e de Importação com Produtos de InformáticaO imposto retido nas operações internas e de importação com os produtos de informática relacionados no artigo 103 do RICMS/RN, deverá ser recolhido até o dia 10 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: Artigo 944-I e Alínea "c", Inciso II do Artigo 130-A do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações Internas e Interestaduais com AutopeçasO imposto devido por substituição tributária nas operações internas e interestaduais com peças, componentes, acessórios e demais produtos relacionados no Anexo 136 do RICMS/RN, de uso especificamente automotivo, bem como veículos, máquinas e equipamentos agrícolas ou rodoviários, deverá ser recolhido até o dia 10 do mês subsequente ao da saída das mercadorias. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 13º e Caput do Artigo 944-D do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações Internas e Interestaduais com Cimento - Protocolo ICM nº 11/1985O imposto devido por substituição tributária nas operações internas e interestaduais com cimento, classificado na posição 2523-NBM/SH, realizadas entre contribuintes dos Estados signatários do Protocolo ICM nº 11/85, deverá ser recolhido até o dia 10 do mês subsequente àquele em que ocorrer a retenção. Abril/2011. Base legal: Artigos 890 e 892 do RICMS/RN.
ICMS/ST - Operações ou Prestações Interestaduais - Parcela correspondente ao adicional de 2%A parcela correspondente ao adicional de 2% na alíquota do ICMS prevista no artigo 1ºA do RICMS/RN, incidente nas operações e prestações interestaduais submetidas ao regime de substituição tributária, deverá ser recolhida até o dia 10 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: Item 3, II, Artigo 130-A do RICMS/RN.
15EFD - Escrituração Fiscal Digital- Prazo de EntregaO contribuinte obrigado à Escrituração Fiscal Digital - EFD deverá entregar o arquivo digital, contendo a totalidade de informações econômico-fiscais e contábeis correspondentes ao período compreendido entre o primeiro e o último dia do mês civil, até o dia 15 do mês subsequente ao encerramento do mês de apuração, mediante software de transmissão disponibilizado pelas RFB e SET. Abril/2011. Base legal: 623-B, 623-F e 623-N do RICMS/RN.
16Operações Internas - Parcela correspondente ao adicional de 2%A parcela correspondente ao adicional de 2% na alíquota do ICMS prevista no artigo 1ºA do RICMS/RN, incidente nas operações internas, deverá ser recolhida até o dia 15 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: "b", III, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Diferencial de Alíquotas - Ativo Permanente, Uso ou Consumo - Hipóteses em que não houver Antecipação TributáriaNas hipóteses em que não houver antecipação tributária, o diferencial de alíquotas das mercadorias destinadas ao ativo permanente, uso ou consumo, deverá ser recolhido até o dia 15 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: "d", III, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Estabelecimento Comercial - Recolhimento do Imposto - Apuração MensalO imposto devido, decorrente da apuração mensal, deverá ser recolhido pelo estabelecimento comercial, até o dia 15 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador, salvo disposição específica em contrário. Abril/2011. Base legal: Item 2, "a", III, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Estabelecimento Industrial - Recolhimento do Imposto - Apuração MensalO imposto devido, decorrente da apuração mensal, deverá ser recolhido pelo estabelecimento industrial, até o dia 15 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador, salvo disposição específica em contrário. Abril/2011. Base legal: Item 1, "a", III, Artigo 130-A do RICMS/RN.
GIM - Guia Informativa MensalO contribuinte, inscrito sob o regime normal de apuração do ICMS, deverá entregar a Guia Informativa Mensal do ICMS - GIM, via internet, até o dia 15 de cada mês, referente ao mês imediatamente anterior. Abril/2011. Base legal: Parágrafo 5º, Artigo 578 do RICM/RN e Artigos 1º e 3º da Portaria nº 81, de 2005.
Prestador de Serviço de Transporte de Carga - Recolhimento do Imposto - Apuração Mensal - Contribuinte CredenciadoO imposto devido, decorrente da apuração mensal, deverá ser recolhido pelo estabelecimento prestador de serviço de transporte de carga, por qualquer via, no caso de contribuinte credenciado, até o dia 15 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador, salvo disposição específica em contrário. Abril/2011. Base legal: Item 5, "a", III, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Prestador de Serviço de Transporte de Passageiro - Recolhimento do Imposto - Apuração MensalO imposto devido, decorrente da apuração mensal, deverá ser recolhido pelo estabelecimento prestador de serviço de transporte de passageiro, por qualquer via, até o dia 15 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador, salvo disposição específica em contrário. Abril/2011. Base legal: Item 4, "a", III, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Produtor Agropecuário - Recolhimento do Imposto - Apuração MensalO imposto devido, decorrente da apuração mensal, deverá ser recolhido pelo estabelecimento do produtor agropecuário, até o dia 15 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador, salvo disposição específica em contrário. Abril/2011. Base legal: Item 3, "a", III, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Produtor Agropecuário - Recolhimento do Imposto - Apuração MensalO imposto devido, decorrente da apuração mensal, deverá ser recolhido pelo estabelecimento do produtor agropecuário, até o dia 15 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador, salvo disposição específica em contrário. Abril/2011. Base legal: Item 3, "a", III, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Recolhimento do Imposto - Hipóteses não especificadas no artigo 130-A do RICMS - Apuração MensalNas hipóteses não especificadas no artigo 130-A do RICMS, o imposto devido, decorrente da apuração mensal, deverá ser recolhido até o dia 15 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: Item 4, "a", III, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Sistema Eletrônico de Processamento de Dados - Arquivo Magnético (SINTEGRA)Os contribuintes do ICMS usuários de Sistema Eletrônico de Processamento de Dados devem entregar, mensalmente, o arquivo magnético do SINTEGRA, com o registro fiscal dos documentos emitidos por qualquer meio, referente à totalidade das operações de entradas e de saídas e das aquisições e prestações, realizadas por seus estabelecimentos, até o dia 15 do mês subsequente à sua ocorrência. Abril/2011. Base legal: Artigo 631 do RICMS/RN.
20Hipermercados, Supermercados e MinimercadosOs estabelecimentos inscritos no Cadastro de Contribuintes do Estado sob a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - Fiscal (CNAE-FISCAL) nºs 4711-3/01, 4711-3/02 e 4712-1/00 (hipermercados, supermercados e minimercados), deverão recolher o imposto até o dia 20 dia do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: IV, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Prestadoras de Serviços Não Medidos de Televisão por Assinatura, Via Satélite ou de Acesso à Internet - Envio de informaçõesAs empresas prestadoras de serviços não medidos de televisão por assinatura, via satélite ou de provimento de acesso à internet, cujo preço de serviço seja cobrado por períodos definidos a tomadores localizados em outro Estado, deverão enviar mensalmente, até o dia 20 do mês subsequente à sua prestação, relações resumidas contendo número de usuários e dados de faturamento, base de cálculo e ICMS devido, na forma da planilha constante no Anexo 138 do RICMS. Abril/2011. Base legal: Artigo 655-H do RICMS/RN.
25ICM/Parcelamento de Débitos para Ingresso no Simples Nacional - 2009Os débitos de ICM e ICMS, vencidos até 30/06/2008, relativos ao Parcelamento para Ingresso no Simples Nacional - 2009, deverão ser pagos em até 100 parcelas mensais e sucessivas, com vencimento no dia 25 de cada mês. Diversos. Base legal: Decreto nº 20.999, de 2008.
Antecipação Tributária - Contribuintes CredenciadosO recolhimento do ICMS antecipado nas operações dos contribuintes inscritos no Cadastro de Contribuintes do Estado e credenciados conforme o Parágrafo 3º do Artigo 130-A do RICMS/RN, deverá ser realizado até o dia 25 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: "b", V, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Antecipação Tributária - Operações e Prestações Interestaduais - Empresas CredenciadasO contribuinte inscrito no Cadastro de Contribuinte que tiver sua empresa credenciada para postergação do recolhimento do ICMS devido por antecipação tributária no Estado do Rio Grande do Norte, nas operações e prestações interestaduais, deverá recolher o imposto até o dia 25 do mês subsequente ao do ingresso da mercadoria no Estado. Abril/2011. Base legal: Artigo 1º e 4º da Portaria nº 66 de 2006.
Diferencial de Alíquotas - Contribuintes Credenciados - Ativo Permanente, Uso ou ConsumoO contribuinte credenciado na forma do Parágrafo 3º do Artigo 130-A do RICMS/RN deverá recolher o diferencial de alíquotas do ICMS, incidente nas mercadorias destinadas ao ativo permanente, uso ou consumo, até o dia 25 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: "e", V, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Diferencial de Alíquotas - Contribuintes Credenciados - Optantes pelo Simples NacionalO diferencial de alíquotas do ICMS dos contribuintes optantes pelo Simples Nacional, credenciados conforme o Parágrafo 3º do Artigo 130-A do RICMS/RN, deverá ser recolhido até o dia 25 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: "c", V, Artigo 130-A do RICMS/RN.
Diferimento do Imposto - ImportaçãoO imposto diferido na importação de qualquer mercadoria, realizada por contribuinte do imposto, deverá ser recolhido no 25º dia do segundo mês subsequente ao do visto, pela SUSCOMEX, na Guia de Liberação de Mercadoria Estrangeira sem Comprovação do Recolhimento do ICMS. Abril/2011. Base legal: XIV, Artigo 31 do RICMS/RN.
Distribuidora de combustíveis - Gasolina "A", Álcool Etílico Anidro Combustível e Óleo Diesel - Imposto diferidoO imposto diferido nas saídas internas de gasolina "A", álcool etílico anidro combustível e óleo diesel promovidas por refinarias ou suas bases destinadas às distribuidoras de combustíveis, detentoras do regime especial previsto no Parágrafo 4º do artigo 893-B do RICMS/RN, deverá ser recolhido até o dia 25 do mês subsequente ao da ocorrência do fato gerador. Abril/2011. Base legal: XXVIII, Artigo 31 e "a", V, Artigo 130-A do RICMS/RN.
31Empresas de Transporte Aéreo - Complementação do Imposto ApuradoA empresa de transporte aéreo, que adotar o regime especial de apuração do ICMS, deverá recolher a complementação do imposto devido até o último dia útil do mês subsequente ao da prestação do serviço. Abril/2011. Base legal: "b", II Artigo 130-A do RICMS/RN.
Administradoras de Cartão de Crédito/Débito ou Similares - Arquivo MagnéticoAs administradoras de cartão de crédito e de débito ou similares deverão entregar, até o último dia do mês subsequente ao período fiscal, arquivos digitais contendo as informações relativas às operações e prestações realizadas pelos estabelecimentos de contribuintes do ICMS com pagamentos feitos por meio de seus sistemas. Esses arquivos serão validados pelo Programa TEF e transmitidos, via internet, mediante uso Programa de Transmissão Eletrônica de Dados - TED, disponível no site www.sintegra.gov.br. Abril/2011. Base legal: Artigo 1º da Portaria nº 67, de 2008.